Imagine que aquela frase de explicação que as empresas colocam na sua página corporativa no Linkedin – o “Sobre” – fosse um discurso de elevador. Funcionaria? Acho que algumas sim, outras nem tanto. Resolvi pegar algumas, todas elas de empresas que vendem mídia de alguma forma, e dar uma olhada. Tirei as referências óbvias daquelas que não funcionam para não prejudicar ninguém e também não ser cancelado nas redes sociais pelos fãs e responsáveis. As que funcionam, essas merecem e vão com o crédito. No destaque a frase e abaixo os comentários. Vamos lá:
- Somos contadores de histórias. Criamos narrativas a partir de monitoramento de conversas e contextos para as marcas com as quais trabalhamos. Definimos estrategicamente as melhores formas de distribuir essas histórias. Amamos conteúdo em todas as suas formas e estamos sempre buscando jeitos diferentes de conversar com as nossas audiências. Somos um laboratório de observação, experimentação e inovação que cria histórias verdadeiras e ajuda marcas e pessoas a encontrarem seu lugar de potência.
Na boa, não dá pra entender o que essa empresa faz. A primeira coisa importante do discurso de elevador é que tem que ser claro, a outra pessoa tem que entender de forma cristalina não só o que a gente faz, mas qual a nossa proposta de valor. Não se trata de rotular, rótulos diminuem a capacidade de se diferenciar e de encantar – mas pelo menos tem que explicar o que faz.
- “Mídia programática” quer dizer precisão, relevância e otimização. Mas, para quem não domina a técnica, ela pode significar incompreensão e complicação. É por isso que a XXXXXX está aqui: para te ajudar a entender e a descomplicar.
É um objetivo nobre descomplicar a mídia programática – segmento que é conhecido nas bocas de Matilde como mídia problemática não por acaso. Mas no amplo universo da programática essa empresa faz o que – cursos? Material didático? Aqui até existe uma tentativa de esboçar uma proposta de valor, mas como não está claro qual o serviço não adianta muito.
- Transformar conteúdo relevante em experiências memoráveis para conectar marcas e pessoas, esse é o nosso talento.
- Gerar diálogo e ser assunto através de projetos autorais que proporcionam grandes resultados em PR, esse é o nosso foco.
- Innovators, Bold, Provocative: Fazemos da observação de tendências, e identificação de oportunidades inéditas para aproximar marcas e consumidores, o nosso briefing.
- Creative, Curious, Restless: Mais do que comunicadores, nossa vocação é ser agentes de transformação. Mudamos percepções de marca, resultados e o mundo ao nosso redor.
- Plural, Up to date, Aware: Acreditamos no novo papel do consumidor como multiplicador da informação, transformando-se em mídia poderosa, relevante e confiável em seu micro cosmos. Influenciar o poder de recomendação dos consumidores, esse é o nosso grande desafio. Entender que não devemos falar PARA as pessoas, mas sim COM e principalmente através delas. Criar laços, crescer relacionamentos, caminhar junto, ouvir, fazer.
- Brave, Proud, Genuine: Foi pensando assim que desenvolvemos cases de sucesso para grandes companhias como Heineken, Google, YouTube, Diageo, Pepsico e Pirelli. Foi criando dessa maneira que conquistamos prêmios importantes do mercado, sendo inclusive indicada ao Prêmio Caboré.
Esse é o famoso caso do discurso de elevador do tipo que quer impressionar. Lança palavras em inglês ao léu, menciona clientes famosos, prêmios… Enquanto isso, não explica ao que se dedica a empresa nem qual o seu diferencial. O tipo que quer impressionar acaba afastando as pessoas e não atraindo – a gente quer distância desse metido a besta.
- Somos uma plataforma de mídia mobile 360º, com ampla tecnologia de dados, segmentação assertiva e um grande portfólio de produtos. Elaboramos uma estratégia única e personalizada para cada campanha, selecionando as melhores soluções, canais e formatos. Atuação global, com inventários em todos os continentes atingindo 95% de toda a internet.
Mas a empresa tem um amplo portfolio de produtos e não se dá ao trabalho de mencionar nem mesmo um que seja fácil de explicar e com uma proposta de valor poderosa? Se você tem um monte de produtos que todo mundo tem, por que que eu vou te contratar e não os outros?
- O XXXXXX é um canal de variedades focado em transformação e cultura para todos. Uma programação de entretenimento para um público plural e vibrante, acompanhando o ritmo de um mundo que não se permite ficar parado.
Mas será que é tão difícil assim definir a programação ou o público-alvo desse canal? Por que um anunciante deveria investir nesse canal e não em qualquer outro? Ou será que alguém espera receber um PI de uma campanha voltada para o segmento de público “plural e vibrante”?
- Há mais de três décadas, somos movidos pela vontade de olhar a fundo o ser humano em todos os seus ângulos e possibilidades, produzir reflexão viva e relevante sobre a forma como vivemos e pensamos, revelar histórias inspiradoras e contribuir, ainda que modestamente, para a evolução de cada um de nós. Com uma atuação multiplataforma, fazemos pulsar o novo e o diverso. A XXXXXX acredita no conteúdo que transforma.
Eu gostaria de contribuir, ainda que modestamente, para melhorar esse texto mas acho que está além da minha capacidade.
- Somos a maior plataforma de esportes eletrônicos do Brasil. Fazemos isso pois somos apaixonados pelo mundo dos e-sports e queremos desenvolver a comunidade para ganhar cada vez mais espaço no cenário mundial. Acreditamos que o caminho para isso é trabalhar duro todos os dias, buscar aprender sempre, sozinho e com os outros, pensar grande para superar expectativas e se divertir, afinal passamos a maior parte de nossos dias no trabalho, então tem que ser legal!
Esse é o discurso de elevador do tipo que amaaaaaa o que faz. Isso fica bem claro – inclusive porque, né, a gente passa a maior parte do tempo trabalhando então tem que curtir mesmo. Só faltou dizer por que alguém deveria contratar o trabalho dele.
Mas também tem alguns textos de “Sobre” que funcionariam muito bem como discurso de elevador. Vamos ver:
- RD Ads é a frente de Retail Media da RD. Nossa missão é ajudar os anunciantes a se conectarem com seu público-alvo de forma inteligente.
Poderia ter elaborado um pouco mais, é verdade. Mas, em poucas palavras, a RD Ads é a operação de retail mídia da RD (antiga RaiaDrogasil). Uma explicação sucinta às vezes já faz milagres.
- O InfoMoney é o maior site especializado em investimentos pessoais e educação financeira do Brasil. Nossa missão é trazer aos leitores informações que valem dinheiro de uma forma simples e agradável de ler.
Duvido que numa conversa a pessoa usasse a palavra “missão”. E ser coloquial, relax, é bem importante. Mas tirando isso tá bem claro o que o site faz, e qual a proposta de valor.
- A piauí é uma revista mensal de jornalismo, ideias e humor. Publicamos para quem gosta de ler. Vale praticamente qualquer tema. Política, literatura, economia, televisão, arquitetura, cinema, futebol, odontologia – contanto que o dentista seja interessante, ou o tratamento de canal, revolucionário.
Agora matou a pau. Explicou o que é – uma revista. A periodicidade, os temas e o espírito da coisa. E, mas importante de tudo: o texto dá a maior vontade de conhecer essa revista, e gerar interesse pelo nosso produto é a razão pela qual fazemos o discurso de elevador afinal de contas.
Fiz um “Dossiê Discurso de Elevador” com tudo o que eu acho que acho sobre o tema. Está aqui: https://midiabizz.com.br/artigos/dossie-discurso-de-elevador/
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